quinta-feira, 28 de maio de 2009

Relatório de Processo

No âmbito da disciplina de área de projecto foi-nos proposto a abordagem de um tema à nossa escolha par tal foram definidos vários grupos de trabalho. Após a formação do nosso grupo foi decidido em conjunto a abordagem do tema “a rádio” visto ser um temo aproximado dos nossos interesses pessoais.
No primeiro período realizamos uma pesquisa sobre a história da rádio qeu nos permitiu explorar melhor o tema e assimilar novos conhecimento. Também foi-nos possível estabelecer contactos com a Rádio Geice para a cooperação entre o nosso grupo e a rádio Geice
Ao longo do segundo período, demos continuidade ao nosso projecto tentando, sobretudo, cumprir com a planificação feita anteriormente.
No início deste período foi-nos pedida por parte do professor, a realização de uma análise Swot e do diagrama de Gantt. A realização de algumas dificuldades, principalmente, no diagrama de Gantt onde tínhamos que fazer uma planificação para todas as aulas até ao final de ano. Esta dificuldade surgiu do facto do nosso projecto não depender apenas de nós mas também de terceiros como a Rádio Geice. Esta planificação foi realizada, no entanto não foi cumprida na totalidade devido a determinadas dificuldades como: marcação de datas para visitas à Rádio Geice: reserva de dias e espaços para a exposição; requisição de materiais, como fotocópias para inquéritos; entre outras. Quanto à analise Swot também se puderam sentir algumas dificuldades pois não tínhamos certezas quanto aos pontos fracos e fortes.
Na nossa planificação para o período tínhamos previsto: realizar e tratar inquéritos; realizar de uma entrevista; pesquisar e tratar a informação recolhida; visitar a rádio Geice; elaborar um trabalho escrito; e preparar uma exposição. No entanto, não foram realizadas as tarefas na totalidade, tais como, a realização de entrevista e a total elaboração do trabalho em suporte escrito.
Visitamos também as instalações da rádio Geice na Praça 1º de Maio e antena emissora no Monte de Santa Luzia. A visita a estas instalações teve grande interesse para o nosso trabalho pois possibilitou conhecer o material que uma rádio necessita, como adquire fundos, como funciona, etc.
Já em relação à exposição que estava planificada para este período teve de ser adiada visto que as zonas de exposição já se encontravam requisitadas para todo o segundo período.
Em suma o trabalho tem evoluído positivamente no entanto temos tido algumas dificuldados.
Após o trabalho realizado no terceiro período o nosso grupo continuou a desenvolver actividades ao qual se tinha proposto mas desta vez com maior intervenção no meio escolar. Assim no início do terceiro período foi realizada uma exposição com material de estúdio radiofónico e com informações acerca do tema do grupo.
Ainda ao longo deste período e também cumprindo com as actividades a que nos propusemos efectuamos uma dinamização da rádio da escola, alargando o seu horário de funcionamento assim como criando programas de interesse para a população estudantil e variando os estilos musicais da rádio.
Para além das actividades a que nos propusemos no início do ano iremos realizar uma conferência com o director da Rádio Geice na qual será apresentada todos os pontos em que se desenvolveram actividades conjuntas.
Também, em colaboração da associação de estudantes e de um grupo de Área de Projecto da turma I do décimo segundo ano será possível a realização de uma festa de final de ano que será transmitida em directo ao longo de duas horas para a Rádio Geice no qual haverá entrevistas efectuadas pelo nosso grupo.

Sem comentários: