quinta-feira, 28 de maio de 2009

Análise do programa de rádio “Mais vale pedir”

No âmbito da disciplina de área de projecto, sendo o tema do nosso trabalho “A Rádio”, decidimos analisar um programa radiofónico, a nossa escolha recaiu sobre o “Mais vale pedir”.
Este programa é emitido semanalmente de segunda a sexta-feira entre as 20:00 e as 21:00 horas na rádio Geice e é apresentado por Luís Teixeira e ocasionalmente por Pedro Xavier.
Na análise feita por nós entre os dias 11 e 15 de Maio de 2009 podemos concluir que este programa é dedicado a um público-alvo de uma faixa etária média/alta do sexo masculino e feminino. O “Mais vale pedir” é um programa de discos pedidos, para o qual ligam pessoas dos mais variados locais. Principalmente das freguesias do distrito de Viana do Castelo (Darque, Meadela, Chafé…), de outros pontos do Norte de Portugal (Esposende, Barcelos, Porto…) e também do estrangeiro, de países como a Suiça e a França, nações que contam com uma enorme comunidade Portuguesa, que tem a possibilidade de acompanhar o programa através da emissão on-line da Rádio Geice.
Cerca de 80% dos ouvintes deste programa, participam em directo mais do que uma vez por semana, criando-se uma enorme relação de familiaridade entre o locutor e os ouvintes e entre estes entre si.
Os auditores que entram em directo no programa, dedicam músicas essencialmente a outros ouvintes, a amigos, a familiares, aos locutores, e no caso dos ouvintes “estrangeiros” aos Portugueses espalhados pelos quatro cantos do planeta. Nestas dedicatórias, aproveitam para desejar os parabéns (aniversário, casamento…), a rápida recuperação de uma doença, ou para informar, como quando Quim Barreiros actuou na Queima das Fitas, um ouvinte dedicou uma música deste artista e aproveitou para informar que ele actuava nesse dia (14/05/2009) em Viana do Castelo.
As músicas escolhidas pelos ouvintes são essencialmente de cantores de música popular Portuguesa (Fernando Santana, Emanuel, Augusto Canário…) porém também á espaço para ritmos mais urbanos como o Hip Hop (Boss Ac, Da Weasel, Sam the Kid…) para o Rock (Xutos e Pontapés, Rui Veloso, Beatles…) e para o Pop (Jason Mraz, Coldplay, Nelly Furtado…).

Sem comentários: