quinta-feira, 28 de maio de 2009

Guião do programa sobre os Dealema

Dealema

A melhor imagem do Hip-Hop português


Música: “A Cena toda”
→ Colectivo de Hip-Hop formado em 1996 por: mc´s- Maze, Mundo, Fuse, Ex-peao e Dj-Guze.

Música: “Quem fui, quem sou”
→ Exemplo de resistência do underground nacional, os Dealema estiveram durante 7 anos sem álbum próprio, editado contudo a maqueta "expresso do submundo" gravada em 96 que correu Portugal de mão em mão causando sem dúvida a diferença do que era ate então rimar em português!

Música: “A fundação”
→ Começaram a sua carreira com o apoio dos Mind da Gap e com estes mantêm uma estreita ligação participando em conjunto quer em concertos quer em disco. As duas bandas são as principais representantes do movimento Hip-Hop na zona Norte, pela tenacidade e audácia das suas músicas, mas também pelo rol de iniciativas que promovem e organizam.

Música: “Cavaleiros do apocalipse”
→ Sempre num perfil maduro e mais instrutivo este colectivo marcou sem margem de dúvida as raízes do movimento gaia/porto e não só.

Musica: “3650 dias”
→ Já em 2003 e com um número considerável de apoiantes, os Dealema editam o seu 1º trabalho profissional com o nome da banda e com as condições necessárias que procuravam ate então.

Música: “Tu és o assassino”
→ Apostaram na produção dos seus próprios álbuns para poderem escrever músicas nas quais acreditam e manterem-se fiéis a si mesmos.

Música: “Portugal Surreal”
→ Com um rap corrosivo e interventivo, os Dealema retomam a essência do Rap, um modo de comunicar através da música, de resolver conflitos de forma verbal em vez de os resolver violentamente, mas acima de tudo uma forma de estar na vida.

Música: “V Império”
→ O último álbum, “V Império”, enaltece e exacerba a possibilidade de se erguer um império baseado em valores morais, espirituais e culturais, em vez dos impérios clássicos quase sempre obtidos graças à barbárie.

Música: “Sala 101”
→ Citações para quê? As músicas falam por si!

Música: “Tributo”


Sem comentários: