quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Rádio em Portugal: um pouco de história e perspectivas de evolução

A Rádio em Portugal: um pouco de história e perspectivas de evolução


Paula Cordeiro
Universidade do Algarve

Resumo da investigação desenvolvida para uma dissertação de mestrado Ciências da Comunicação – variante Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (A Rádio em Portugal -Consensos, Dialogismos e Interactividade: da palavra analógica ao ouvido digital) defendida em 2003 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Resumo: Este artigo revela alguns elementos da história e da evolução da rádio em Portugal ao longo dos últimos cinquenta anos, apresentando sucintamente a fase da produção de consensos e dialogismos; a fase da rádio de programas na década de oitenta com as rádios piratas; a fase de formatação da programação e o caminho da especialização, bem como a expansão que a rádio tem actualmente para a Internet.

A rádio é um meio de comunicação extraordinariamente rico, com uma narrativa singular e para muitos, fascinante. A compreensão da Rádio não pode dissociar-se do país e da sua História, no contexto do desenvolvimento económico, cultural e social, numa observação que se deve desenvolver a partir das estruturas que desenham a operacionalidade deste meio.

Para melhor conhecermos a rádio, devemos procurar decifrar os trilhos do paradigma comunicacional moderno, no que toca à problemática das mudanças operadas pela tecnologia. O desafio das novas tecnologias tem sido um factor de renovação para a rádio que, ao longo dos últimos anos, se tem vindo a reinventar, quer ao nível da produção, dos conteúdos e das formas de recepção das emissões.

A sumária análise que se apresenta em seguida resulta de uma investigação desenvolvida para uma dissertação de mestrado defendida em 2003, apresentando uma análise eminentemente teórica sobre as implicações dos novos media e o desenvolvimento tecnológico da rádio, dentro de um panorama de (re)configuração do universo comunicacional que é operado pelas novas tecnologias da informação.

A rádio é um meio que tem assumidamente uma relação privilegiada com o público, não só pela estrutura da comunicação como por se assumir como um meio de comunicação bidireccional, que potencia a participação dos receptores na comunicação.

Atravessamos numa fase de transição, um momento particular na rádio portuguesa, caracterizado essencialmente pela mudança, ou pela existência de elementos que propiciam essa mudança.

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