segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Projecto inicial






Foram várias as razões que nos fizeram optar pelo tema “a rádio”. Entre elas destaca-se o facto de este ser um tema do agrado de todos os membros do grupo, além disso, o tema é compatível com várias disciplinas da nossa área de estudo, ciências sociais e humanas, nomeadamente nas disciplinas de: História, onde tratamos da história da rádio e da importância que teve como meio de comunicação e desenvolvimento ao longo da história; sociologia, onde se estuda os comportamentos sociais perante a comunicação social; a geografia, onde podemos localizar a rádio nas diferentes regiões do país e do mundo; língua portuguesa, onde pretendemos aprender a maneira de comunicar correctamente nos meios de comunicação social.
Outro dos motivos que nos levou a escolher este tema, é o facto de este ser pouco explorado pela sociedade. Com isto pretendemos dar à nossa escola uma outra visão sobre este meio de comunicação.
De igual modo, este tema apresenta-se com um grande interesse para o nosso grupo pois, pode-nos ajudar no futuro no âmbito profissional, sendo para nós uma experiência com grande utilidade pois, este projecto dá-nos um mínimo de parecer do “ser jornalista” de rádio como é neste caso. Também no nosso grupo há o interesse a nível da psicologia e, com este trabalho também iremos descobrir por exemplo qual é o interesse de cada pessoa e da sociedade a este nível.
Assim, através deste tema pretendemos desenvolver os seguintes pontos:
- Descobrir qual a emissora nacional mais antiga;
- Descobrir quando é que surgiu a rádio;
- História das emissoras vianenses, passando por datas, locais, etc;
- Os vários elementos que constituem uma estação de rádio;
- Material utilizado numa estação de rádio;
-Linguagem utilizada na rádio;
-Perfil dos ouvintes dos diferentes programas, das rádios vianenses;
-A rádio como companhia de pessoas acamadas, idosas, etc;

Como actividades para apresentar e divulgar o nosso projecto pretendemos:
- Criar um blog, o qual vai ser utilizado como portefólio do nosso grupo;
- Elaboração de uma exposição sobre a história da rádio;
- Dinamização da rádio da escola.

Sem comentários: